Este é o primeiro de três voos previstos no total a partir do Centro Espacial de Arnhem (norte da Austrália). O foguetão transporta um pequeno telescópio espacial descrito como um “mini Hubble”.

“Este é um momento histórico para nós, como empresa em particular, mas também é histórico para a Austrália”, disse à France-presse o presidente executivo da Equatorial Launch Australia, Michael Jones, antes da descolagem.

A empresa é dona e opera o local de lançamento localizado no extremo norte da ilha e Jones descreveu a descolagem de hoje como o “emergir” da indústria espacial australiana e elogiou a oportunidade de trabalhar com a NASA.

Este é o primeiro foguetão da NASA a descolar da Austrália desde 1995. O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, saudou o início de uma “nova era” para a indústria espacial do seu país.

De acordo com a NASA, este lançamento oferece uma visão única de outros sistemas solares e oferece novas oportunidades para os cientistas.

“Estamos ansiosos para lançar importantes missões científicas do hemisfério sul e observar alvos que não podemos ver dos Estados Unidos”, disse Nicky Fox, diretor do departamento de heliofísica da NASA, enquanto apresentava a missão em Washington.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.