De acordo com uma nota de imprensa daquela universidade, o GermIrrad é um robot que, "de forma autónoma e através de radiação ultravioleta (UV) e soluções químicas não nocivas para a saúde humana, faz desinfeção de espaços públicos mesmo quando estes estão a ser usados por pessoas".

Desenvolvido na UA, o robot está capacitado para "mapear o ambiente, determinar uma trajetória eficiente de desinfeção, executar essa trajetória de forma segura e evitar o impacto com humanos".

O Germlrrad foi concebido para atuar "em prol da biossegurança em diversos espaços" e resulta de uma parceria entre o Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) da UA, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a empresa SpinnerDynamics.

GermIrrad
Créditos: Universidade de Aveiro

O robot é apresentado como "seguro, eficaz, ecológico e económico", capaz de atuar em diferentes ambientes, como hospitais ou clínicas, áreas de grande aglomeração de pessoas, como transportes públicos, centros comerciais ou espaços de eventos.

Pode ser também utilizado na agroindústria ou indústria alimentar para "garantir a segurança dos produtos e evitar perdas por propagação de doenças virais ou bacterianas".

"O objetivo deste robot é permitir uma desinfeção eficiente e autónoma de espaços públicos enquanto estes estão a ser usados", explica Nuno Lau, investigador do IEETA da UA e um dos responsáveis pelo projeto.

"Ainda que o desenvolvimento da navegação social, que permite ao robot circular de forma segura e confortável para as pessoas, esteja em fase de acabamento, os restantes módulos, como por exemplo a deteção e seguimento das pessoas em volta do robot, estão já desenvolvidos", esclareceu.

Para Nuno Lau, "a mais-valia deste projeto está relacionada com a combinação de vários métodos de desinfeção (química e através de luz UV), que se revelou mais eficiente do que cada método em separado, e na capacidade de desinfetar espaços na presença de humanos".

No consórcio coube à Universidade de Aveiro fazer a investigação e desenvolvimento nas áreas da robótica, mais especificamente nas áreas de navegação para desinfeção e navegação social.

A SpinnerDynamics, empresa promotora do projeto, desenvolveu a tecnologia de desinfeção sinergética, com radiação germicida, Far-UVC e substâncias fotocataliticas, e fez também a integração da tecnologia na plataforma robótica.

A eficácia germicida da radiação ultravioleta e das substâncias fotocataliticas, "que em conjunto com a radiação têm uma ainda maior eficácia a inativar os vírus e bactérias", foram validadas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.