A União Astronómica Internacional aprovou novos nomes para cinco luas descobertas em 2018 perto de Júpiter. E tendo em conta as quase 80 luas do planeta, a equipa do Instituto Carnegie lançou no início deste ano um concurso a pedir ajuda para apelidar algumas das suas descobertas, através de tweets. Os resultados foram agora divulgados.

Pandia, Ersa, Eirene, Philophrosyne e Eupheme foram os nomes eleitos pela equipa. O nome mais popular entre todos eles, Pandia, refere-se à filha de Zeus e da deusa da Lua Selene.

O maior planeta do sistema solar conta conta com 79 luas, 12 das quais foram descobertas no início de 2018. E em comunicado, o líder da equipa, Scott Sheppard, explicou que "existem muitas regras no que diz respeito à forma como damos nomes às luas".

"As convenções de nomeação jupiterianas exigem que muitas das suas luas sejam nomeadas em homenagem a personagens da mitologia grega e romana que eram descendentes ou consortes de Zeus ou Júpiter”.

Mas existem outras muitas restrições, que incluem número máximo de caractéres e letras específicas para o final dos nomes, dependendo da direção da órbitra da lua.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.