A Virgin Orbit está pronta para uma demonstração do lançamento de um foguetão do ar “em breve”. Depois do êxito do teste na Califórnia com o seu avião Cosmic Girl, que levou até ao céu, o foguetão LauncherOne de teste na Califórnia, a empresa está a preparar-se para a próxima etapa.

Em vez de lançar os foguetões verticalmente a partir do solo, como a maioria das outras empresas, a Virgin Orbit planeia lançá-los diretamente do ar. Para isso, conta com a ajuda da Cosmic Girl, que provou ser capaz de transportar foguetões para o céu para a descolagem. Nos anteriores testes, o “combustível” dos tanques do avião era água, mas desta vez a empresa optou por nitrogénio líquido.

O plano é fazer com que o avião voe a uma altitude de 35.000 pés (10,6 km) e, a partir daí, o LauncherOne deverá descolar diretamente da asa. O seu motor principal será depois ativado, ficando o resto da viagem para o espaço por sua conta.

Dado o sucesso da demonstração, a empresa garante um teste de lançamento em breve, não estando ainda definida uma data. A pandemia de COVID-19 também obrigou a empresa a optar por mudanças e mais de 90% dos colaboradores estão a trabalhar de forma remota.