Desde que a Microsoft lançou o primeiro Windows, em 1983, o modo de trabalhar mudou radicalmente, mas os últimos meses puseram à prova as empresas e profissionais, e a tecnologia assumiu um papel ainda mais importante.

O trabalho e a aprendizagem híbridos vieram para ficar, e seja em casa, no escritório, na escola ou em qualquer outro lugar, precisamos de tecnologia que nos permita sermos mais colaborativos, produtivos e seguros.

A nova versão do Windows, o Windows 11, reflete muitas destas aprendizagens e a Microsoft pensou o novo sistema operativo para ajudar as pessoas a ligarem-se a um mundo que é cada vez mais híbrido,

Mas o que há de diferente entre o Windows 10 e o Windows 11? A apresentação visual é uma das principais mudanças, com um design mais moderno que ajuda os utilizadores a encontrarem mais rapidamente o que procuram.

Além da estética, há muitas outras novidades trazidas pelo novo sistema operativo. Reunimos 11 razões para fazer já hoje a atualização para o Windows 11

1 – Design renovado, moderno e mais fresco

Por muito que esteja habituado ao Windows 10, a modernização do design no Windows 11 resulta num aspeto mais fresco e limpo. E mais bonito. O novo botão Iniciar assume um papel mais central mas a renovação abrange também os próprios ícones, os sons e até o tipo de letra.

O resultado é um maior controlo das várias funções a partir da barra de tarefas, mostrando os ficheiros mais recentes em todos os dispositivos usados, desde que ligados à mesma conta.

2 – Personalização através dos Widgets

Na prática funcionam como um feed personalizado, que abre ligações a novos conteúdos e sugestões pensadas para as preferências de cada utilizador. Desporto, meteorologia, trânsito, notícias e temas do seu interesse ficam agora mais perto.

3 – Múltiplas tarefas com um Snap

A capacidade de realizar várias tarefas em simultâneo é agora ainda mais fácil com o Snap Layouts, Snap Groups e Desktops que ajudam a arrumar formas de visualizar várias janelas sem se perder, mesmo quando está a utilizar mais do que um ecrã. E até pode arranjar espaços específicos para as várias dimensões da sua vida – trabalho, jogos, família – e personalizá-los.

4 – Start 3D

Este é o “centro” noticioso do Windows 11 e vai contar com notícias de mais de mil publicações. Está ligado à seção de Widgets mas também tem personalização ativa para os seus interesses.

5 – Loja de aplicações

A Microsoft Store foi também renovada com um design mais simples e com maior facilidade de pesquisa de aplicações, jogos, espetáculos e filmes. A segurança continua a ser uma prioridade e todas as apps são previamente validadas. Em breve vai ser possível também instalar aplicações Android no Windows, através da Amazon Appstore.

6 – Mais acessibilidade

Na nova versão do sistema operativo foram reforçadas as configurações de acessibilidade para que a utilização do Windows 11 seja mais inclusiva, com filtros de cores que podem ser personalizados.

7 – Comunicação de equipa com o Teams

A ferramenta passa a estar integrada de forma nativa e é o ponto central de comunicação entre utilizadores, por texto, voz ou vídeo. Acessível a partir da barra de tarefas, pode ser usada para ligação instantânea, e nem é preciso que o interlocutor esteja a usar o Windows. Se tiver um equipamento Android ou iOS recebe uma SMS para se ligar.

8 – Ditar para escrever

No chat do Teams vai também poder ditar a mensagem que pretende e verificar que esta é escrita na janela em texto, uma função de “ditado” que foi renovada detetando pausas e acrescentando pontuação

9 – Espaço alargado para jogos

A componente de gaming é um dos focos do Windows 11 e a Microsoft reforçou as componentes de ligação ao hardware através do DirectX 12 Ultimate, para apresentação de gráficos imersivos, o DirectStorage para o carregamento mais rápido dos jogos e Auto HDR para uma experiência visual com uma gama de cores alargada.

Com a Xbox Game Pass para PC ou Ultimate, os jogadores têm acesso a mais de 100 jogos de PC, com a app Xbox diretamente integrada no sistema operativo e uma experiência de continuidade entre equipamentos com o xCloud.

10 – Acesso à Internet com o Edge

O Microsoft Edge é agora a escolha chave para aceder à Internet depois da “reforma” do Internet Explorer, mas há um modo específico concebido para acesso a websites mais antigos.

11 – Fotografias editáveis

Uma das renovações favoritas para quem gosta de editar fotografias é a da aplicação de Fotos, que está mais rápida e tem mais funcionalidades para retocar as imagens, cortar, rodar ou escrever e adicionar stickers.

Há muito mais para descobrir sobre o Windows 11, mas hoje ficamos pelas 11 alterações de maior destaque.

Se já está convencido a instalar comece por utilizar a aplicação de verificação de estado de funcionamento do PC para ver se a sua máquina é compatível com os requisitos mínimos exigidos. O link transfere para o seu computador a aplicação que tem de executar para fazer a verificação, mas vale a pena!

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.