Dentro do programa de early adopters de que o TeK já tinha falado, cerca de 30 empresas portuguesas estão já na fase final de migração para o novo Windows 7, que será lançado comercialmente hoje à meia noite, embora muitos utilizadores já convivam com eles no dia a dia.

De acordo com dados da Microsoft, o Windows7 teve 120 mil downloads das versões de teste, tendo sido distribuídos também cerca de 10 mil DVDs a clientes e parceiros. Com estes o trabalho começou já há muito tempo, o que permitirá ter já amanhã computadores portugueses com Windows 7 à venda nas lojas e aplicações compatíveis com o novo sistema operativo.

Entre as empresas que já estão em fase final de migração para o Windows 7 contam-se a EDP, a YDreams e a Link, entre três dezenas que decidiram avançar mais cedo com a adopção do sistema operativo.

Recorde-se que a adesão das empresas ao Windows Vista foi um dos problemas que a Microsoft enfrentou com a última versão do sistema operativo, causada em grande parte pela não compatibilidade com aplicações antigas que corriam em Windows XP, um problema que a empresa de Redmond se esforçou por resolver de forma eficaz no Windows 7.

O objectivo da Microsoft é conseguir agora migrar em 3 anos toda a base instalada de empresas com Windows Vista para Windows 7 e pelo menos metade da base instalada de Windows XP.