Ao longo do último ano os esquemas para tentar convencer os utilizadores de Internet de que o seu computador tem vírus e precisa de uma nova solução de segurança vitimaram 43 milhões de pessoas, de acordo com dados da Symantec.

A empresa de segurança identificou 250 versões diferentes deste tipo de ataque que há meses se mantém activo, sem perder a capacidade de captar a atenção de mais utilizadores e fez as contas às vítimas, entre Junho de 2008 e Junho de 2009.

O programa que desencadeia no PC do utilizador uma mensagem de alerta para o facto da máquina ter vírus surge em forma de anúncio entre páginas Web. Se o utilizador segue o alerta é reencaminhado para uma página onde pode comprar a suposta solução.

O esquema é fraudulento e quem compra acaba por verificar que não existe qualquer antivírus, mas permite que o autor de cada versão ganhe perto de cem mil euros por ano desta forma, segundo os mesmos números.

Quando instalado inadvertidamente no PC este tipo de adware tenta vencer o utilizador pelo cansaço, exibindo constantemente uma mensagem de alerta para problemas de segurança detectados.

Nota de Redacção: Corrigida informação sobre o valor anual acumulado por cada versão do falso programa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.