No último ano, 60% das empresas sofreu algum tipo de ataque de malware, com a consequente perda de cerca de um terço dos dados. Esta é a conclusão que a Kaspersky retira de um estudo realizado junto de 1.300 CIOs, de vários países.

Os resultados do inquérito mostram ainda que dois terços das empresas não se sentem adequadamente equipadas para prevenir e combater as ameaças informáticas de que possam vir a ser vítimas.

Entre os motivos apontados para esta falta de capacidade de resposta está falta de pessoal qualificado, de conhecimentos, de orçamentos ou devido ainda às limitações dos seus sistemas de TI.

"Estamos a trabalhar com ambientes cada vez mais complexos em que misturamos vida privada e trabalho. Os cibercriminosos sabem disso e têm-no em conta nos seus ataques. Neste contexto, as empresas não estão a conseguir dar uma resposta adequada", considera Vicente Diaz, analista de segurança da Kaspersky.

Portfólio para empresas enriquecido

Os resultados do estudo foram revelados durante a apresentação da nova solução de segurança empresarial Kaspersky Endpoint 8 para Windows e correspondente solução de gestão Kaspersky Security Center, ambos parte da linha de produtos Kaspersky Open Space Security.

Segundo a empresa, a nova solução antivírus funciona com base na combinação de tecnologias baseadas em assinaturas, tecnologias proactivas e tecnologias na nuvem.

A nova consola de administração oferece uma visibilidade "ampla e holística" do estado de segurança da rede, com um "nível de detalhe elevado".

Controlo de aplicações e listas brancas e controlo de terminais, que permitem às empresas criarem políticas para a gestão dos privilégios de acesso a cada dispositivo em função do bus, tipo e número de série, são algumas das funcionalidades do Kaspersky Endpoint 8.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico