Diariamente são contabilizadas 60 mil novas peças de malware, um número que quadruplica os valores apurados em 2007, de acordo com um relatório hoje apresentado pela McAfee. A empresa de segurança revela que só este ano, até final do terceiro trimestre, já identificou 14 milhões de novas peças de malware, mais um milhão que no ano passado pela mesma altura.



No trimestre analisado pela fabricante, o malware que ganhou maior destaque foi a botnet Zeus. Desenvolvida por cibercriminosos ucranianos e dirigida a pequenos negócios norte-americanos, a rede foi responsável por prejuízos na ordem dos 70 milhões de dólares.



Ainda durante o trimestre a McAfee identificou uma evolução importante na Zeus. A rede evoluiu para atacar também dispositivos móveis e interceptar mensagens SMS que validam transacções, multiplicando as hipóteses de sucesso nas tentativas de fraude aplicadas a operações bancárias.



Por email, os esforços para disseminar a Zeus também se intensificaram durante o trimestre. Os autores do esquema usam nomes conhecidos como a FedEx, Wester Union e outros, para enviar mensagens que correio electrónico com malware e tentar aumentar o número de máquinas infectadas e ao seu serviço.



Contudo, a Zeus não foi a botnet mais activa no trimestre. A Cutwail foi responsável por cerca de metade da actividade registada neste domínio, em todo o mundo. Deve-se à acção desta ameaça uma série de ataques de negação de serviço dirigidos a mais de 300 sites, incluindo o Twitter ou o PayPal.



A McAfee sublinha ainda que durante o terceiro trimestre 60 por cento dos temas mais pesquisados no Google escondem malware nos 100 primeiros resultados apresentados, para exemplificar a dimensão do problema.



Mas se o malware não pára de aumentar, o spam continua a cair. De acordo com os dados da empresa de segurança, os valores de spam - mensagens de correio electrónico não solicitado - apurados para o terceiro trimestre foram os mais baixos dos últimos dois anos.



Nota de redacção: Foi corrigida uma gralha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.