As reservas para o novo iPhone nos Estados Unidos começaram ontem com alguns problemas de congestionamento nos sites onde os utilizadores podiam registar o interesse no produto, os sites da AT&T e da Apple. Já se sabe porquê. A procura do equipamento no primeiro dia de pré-venda ficou acima do registado com as edições anteriores do iPhone ou de outros gadgets mediáticos da Apple, como o tablet iPad.


De acordo com números divulgados pela Apple foram vendidos mais de 600 mil unidades da nova versão do smartphone, o que posiciona o iPhone 4 como um sério candidato a recordista de vendas, face aos modelos anteriores. O melhor registo da Apple com este tipo de equipamentos fixava vendas de um milhão de unidades nos primeiros três dias de vendas.


Com os dados de vendas relativos ao primeiro dia de encomendas online, a Apple pediu também desculpas pelos problemas que os utilizadores interessados em reservar um iPhone 4 tiveram de enfrentar devido ao elevado número de acesso ao site.


Também devido ao interesse acima do estimado no novo produto, os utilizadores que reservem o iPhone neste período de pré-venda começam a ter acesso ao equipamento a partir do próximo dia 14 de Julho, cerca de três semanas após a data definida para o início das vendas em loja e dias depois da primeira data estimada, que apontava para o início das entregas a 2 de Julho.


Recorde-se que ainda ontem a Nokia reviu as previsões de vendas para o segundo trimestre apontando para o limite mínimo de vendas anteriormente estimado, resultado da intensa concorrência no mercado de smartphones. Os novos dados parecem indicar que a Apple reforçará ainda mais a concorrência aos fabricantes mais tradicionais.