
Um novo estudo mostra que 65% dos consumidores querem saber se estão a ser atendidos por assistentes virtuais com recurso a inteligência artificial sempre que entram em contacto com entidades, empresas ou marcas.
Os dados do estudo do Observador Inteligência Artificial 2023, avançados pelo Cetelem, revelam também que os serviços online com recurso a IA são aqueles que os consumidores consideram mais úteis, existindo uma tendência de maior adoção em comparação com aqueles que possam ser criados nos estabelecimentos físicos.
Neste categoria, a maioria dos inquiridos refere que poderia ser útil poder dispor de um assistente virtual que procura e compara produtos e preços no mercado (93%); que sugira dicas de gestão orçamental, poupanças e soluções financeiras (82%); ou que planeia as refeições, faz a lista de compras e adiciona os produtos ao carrinho de supermercado (81%).

Os inquiridos também veem utilidade na implementação da tecnologia em serviços como os que permitem visualizar uma nova decoração de um espaço em sua casa (91%); o apoio à localização de um produto numa prateleira (89%); métodos de pagamento biométricos (86%); a possibilidade de experimentar óculos ou maquilhagem através do telemóvel (78%); ou experimentar roupas através de um espelho virtual (71%).
Por outro lado, opções como ter um robot para fazer o check-in e o check-out num hotel (68%), ou ter um robot a servir no restaurante (57%) ou numa loja (58%) tendem a reunir menor consenso. No entanto, 4 em cada 10 inquiridos dizem que o uso de caixas de pagamento automático já faz parte do dia-a-dia das suas compras.
O uso de IA para atividades mais "criativas", como a comunicação das marcas, é um dos aspectos onde mais inquiridos se mostram discordantes. A maioria dos consumidores questionados não gostaria do uso de personagens e ambientes ou cenários “falsos” e apenas 1 em cada 5 inquiridos quereriam receber uma comunicação personalizada feita por IA.
Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (última atualização:12h38)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários