Quase 80 por cento das empresas (77%) ainda utilizam como sistema operativo o Windows XP com o Service Pack 2 em 10 por cento dos seus computadores, revela um estudo da Softchoice divulgado ontem.

De acordo com a fornecedora de serviços de TI, dos 278 mil computadores incluídos na análise, 46 por cento ainda dependem do XP SP2, cujo suporte termina a 13 de Julho - aumentando seriamente os riscos de problemas de segurança com o sistema operativo.

Os dados fornecidos têm em conta a análise das infra-estruturas de TI dos clientes da Softchoice, onde se incluem 117 empresas norte-americanas e canadianas na área da educação, financeira, saúde e indústria transformadora. Mas a empresa acredita que cerca de 36 por cento do todos os computadores usados em empresas ainda recorrem actualmente ao Windows XP com o Service Pack 2.

O próximo mês determina o fim da assistência e das actualizações de segurança para quem usa o Service Pack 2, e já tinha sido avançada quando a Microsoft lançou o Service Pack 3 para o Windows XP, em Abril de 2008.

Apesar de continuarem a estar disponíveis online artigos e ferramentas destinadas a resolver problemas que surjam a quem insista em usar esta versão, a Softchoice antecipa o aumento dos riscos de segurança, realçando a importância de fazer a actualização para o Service Pack 3.

A empresa diz que este é "um alerta vermelho, não é algo que se possa ignorar", defendendo que a inexistência de actualizações e suporte será explorada pelos cibercriminosos, que mais facilmente encontrarão vulnerabilidades sem que sejam fornecidas actualizações e correcções capazes de travar os ataques.

O conselho é para que as organizações façam a actualização para o Service Pack 3, que é gratuita e cujo suporte será assegurado até 8 de Abril de 2014.

Os números da Softchoice traduzem uma tendência que já vinha sendo observada, que foi recentemente reafirmada pela Qualys, num estudo publicado o mês passado, de acordo com o qual metade dos computadores de empresas ainda correm Windows XP.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.