No âmbito do Plano Tecnológico para a Educação 90 por cento dos professores irão ver as suas competências em Tecnologias da Informação e Comunicação certificadas até ao próximo ano.

A certificação vai ter lugar no âmbito do programa Competências TIC, criado para integrar os sistemas de formação contínua dos professores e do pessoal não docente, prevendo três níveis de formação e certificação.

O primeiro nível previsto é dirigido à aquisição e certificação de competências digitais básicas, nomeadamente o domínio das ferramentas de escrita, cálculo e comunicação em formato digital.

O segundo nível visa a aquisição de competências pedagógicas para a integração nos processos de ensino e aprendizagem. Enquanto o terceiro nível visa a aquisição de competências avançadas e prevê que os próprios professores ganhem a capacidade para criar soluções de utilização da tecnologia e de conteúdos de forma inovadora.

Em comunicado, o Ministério da Educação explica que o objectivo do programa é a "valorização dos recursos humanos das escolas, a difusão de práticas inovadoras no ensino", bem como a "melhoria dos resultados escolares dos alunos".

O regulamento do programa está em preparação, assim como um sistema de informação de suporte e a formação de formadores. A entrada em funcionamento está prevista ainda para o primeiro trimestre deste ano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.