No âmbito do Plano Tecnológico para a Educação 90 por cento dos professores irão ver as suas competências em Tecnologias da Informação e Comunicação certificadas até ao próximo ano.

A certificação vai ter lugar no âmbito do programa Competências TIC, criado para integrar os sistemas de formação contínua dos professores e do pessoal não docente, prevendo três níveis de formação e certificação.

O primeiro nível previsto é dirigido à aquisição e certificação de competências digitais básicas, nomeadamente o domínio das ferramentas de escrita, cálculo e comunicação em formato digital.

O segundo nível visa a aquisição de competências pedagógicas para a integração nos processos de ensino e aprendizagem. Enquanto o terceiro nível visa a aquisição de competências avançadas e prevê que os próprios professores ganhem a capacidade para criar soluções de utilização da tecnologia e de conteúdos de forma inovadora.

Em comunicado, o Ministério da Educação explica que o objectivo do programa é a "valorização dos recursos humanos das escolas, a difusão de práticas inovadoras no ensino", bem como a "melhoria dos resultados escolares dos alunos".

O regulamento do programa está em preparação, assim como um sistema de informação de suporte e a formação de formadores. A entrada em funcionamento está prevista ainda para o primeiro trimestre deste ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.