
No âmbito do Plano Tecnológico para a Educação 90 por cento dos professores irão ver as suas competências em Tecnologias da Informação e Comunicação certificadas até ao próximo ano.
A certificação vai ter lugar no âmbito do programa Competências TIC, criado para integrar os sistemas de formação contínua dos professores e do pessoal não docente, prevendo três níveis de formação e certificação.
O primeiro nível previsto é dirigido à aquisição e certificação de competências digitais básicas, nomeadamente o domínio das ferramentas de escrita, cálculo e comunicação em formato digital.
O segundo nível visa a aquisição de competências pedagógicas para a integração nos processos de ensino e aprendizagem. Enquanto o terceiro nível visa a aquisição de competências avançadas e prevê que os próprios professores ganhem a capacidade para criar soluções de utilização da tecnologia e de conteúdos de forma inovadora.
Em comunicado, o Ministério da Educação explica que o objectivo do programa é a "valorização dos recursos humanos das escolas, a difusão de práticas inovadoras no ensino", bem como a "melhoria dos resultados escolares dos alunos".
O regulamento do programa está em preparação, assim como um sistema de informação de suporte e a formação de formadores. A entrada em funcionamento está prevista ainda para o primeiro trimestre deste ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Assassin’s Creed Shadows representa fielmente o Japão Feudal? -
App do dia
Be Brave, Barb traz aventuras com plataformas e um cacto ansioso que precisa de ajuda -
Site do dia
Web Highlights é uma ferramenta de produtividade para sublinhar citações ou tomar notas online -
How to TEK
Já é possível controlar quanta memória RAM o Edge consome enquanto joga. Veja como
Comentários