A Priberam revelou o INSIGHT, uma plataforma de inteligência artificial que vai servir de apoio aos processos de monitorização tecnológica e de “horizon scanning”, na ajuda ao combate à COVID-19. A plataforma é usada para indexar, filtrar e relacionar a informação disponível sobre os desenvolvimentos da doença, de forma a apoiar os investigadores, cientistas, médicos e decisores públicos sobre a pandemia.

Em comunicado, o CEO da Priberam, Carlos Amaral, refere que “a plataforma INSIGHT está a ser usada para monitorizar toda a informação que tenha a ver com COVID-19 publicada no Europe PMC, um dos maiores repositórios de investigação médica do mundo. São já mais de 60.000 artigos publicados em 2020”.

É explicado que a plataforma INSIGHT permite explorar e relacionar dezenas de milhares de artigos sobre o coronavírus, através de diferentes visualizações, como “mind maps”, permitindo descobrir relações entre conceitos. Esta proporciona aos investigadores melhores ferramentas para a sistematização do conhecimento no combate à pandemia.

A INSIGHT baseia-se em tecnologias de processamento de inteligência artificial, mais concretamente a linguagem natural, machine learning e deep learning. Tem a capacidade de capturar, analisar, selecionar e disseminar de forma sistemática a informação para o apoio de decisões estratégicas de uma empresa ou organização.

A Priberam é uma das empresas que participa no “Covid Mapper”, um projeto promovido pelo Instituto de Saúde Baseada na Evidência da Universidade de Lisboa, financiado pelo Fundo Gulbenkian de Resposta ao Covid-19. “O objetivo da Gulbenkian, através do apoio a este projeto, é dar aos investigadores uma ferramenta capaz de lhes facilitar o trabalho, determinando prioridades e chamando-lhes a atenção para desenvolvimentos relevantes nas suas áreas de atuação”, explica o CEO da Priberam.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.