A Apple estará a trabalhar em novos equipamentos inteligentes para casa. A notícia avançada na Bloomberg por Mark Gurman, conhecido pelas fontes bem informadas no universo Apple, indica que a empresa da maçã está a testar várias opções na área da robótica. Entre elas, um robot pessoal capaz de “seguir o utilizador pela casa” e um outro, que será um equipamento fixo, para colocar numa mesa, acoplado a um ecrã que se movimenta.

Este robot de mesa poderá espelhar algumas características já disponíveis noutros dispositivos Apple, como o CenterStage, que funciona com uma câmara frontal padrão imóvel para manter o enquadramento do utilizador.

A mesma tecnologia de software, aliada a um braço móvel ou a um ecrã, pode acompanhar melhor pequenos movimentos do utilizador, mas também manter uma ou várias pessoas no enquadramento com maior precisão.

O robot de movimento, por seu lado, pode ser algo na mesma linha do Astro da Amazon. Alegadamente este projeto é o mais embrionário, mas pode vir a ser a estrela de um segmento que ajudaria a Apple a entrar numa área nova, mas com potencial para ser ligada a outros serviços que a marca já disponibiliza e um bom terreno para explorar inovações com inteligência artificial.

Veja aqui o Astro da Amazon em ação

Como sublinha a notícia, não é certo que algum dos dois produtos venha a ver a luz do dia, e a transformar-se em oferta comercial, como aliás muitos outros rumores sobre inovações da Apple têm vindo a mostrar.

Exemplo disso é o Apple Car, esperado durante vários anos e que não chegará a ser lançado pela marca. Acredita-se no entanto, que muitas das tecnologias desenvolvidas pela Apple no âmbito deste projeto serão agora reaproveitadas para outros. Nomeadamente tecnologias para a integração de dados com veículos, que a Apple poderá agora aproveitar para integração de dados na casa inteligente, mas também inovações na área da inteligência artificial que podem passar do ambiente de condução para robots domésticos.