Conteúdo patrocinado pela HP

Todos os dias há novas notícias sobre roubo de dados, ransomware e outros tipos de ataques informáticos que afetam utilizadores individuais e empresas. Só em 2016 os dados das consultoras mostram que foram registados ataques a cada 10 segundos, só com ransomware, uma das principais ameaças do ano. E nas empresas o cenário não é muito melhor.
Os utilizadores estão mais conscientes dos risco de segurança que existe com a ligação a dispositivos de rede, e estão cada vez mais atentos a equipamentos como smartphones, mas as empresas descuram muitas vezes a exposição dos comutadores e das impressoras, expondo o seu negócio a ciberataques que podem sair muito caros, e ao roubo de informação sensível por parte de hackers anónimos.
Os pontos mais vulneráveis são os PCs mais antigos, com software ultrapassado e impressoras partilhadas sem proteções de segurança, que se transformam em “pontos mortos” como alerta Vikrant Batra, responsável de marketing para imagem e impressão da HP a nível global.
Calcula-se que existam centenas de milhões de impressoras instaladas e em operação em escritórios em todo o mundo, e que apenas 2% possuam os sistemas de segurança que impedem a sua utilização como porta de entrada nas redes informáticas das empresas.
Para alertar para esta situação a HP produziu uma série de filmes curtos onde Christian Slater, da série Mr. Robot, mostra como é fácil aceder às redes empresariais usando uma combinação de ferramentas informáticas e engenharia social.
No primeiro episódio de “The Wolf” as impressoras são protagonistas, e depois de garantir o acesso a estes equipamentos o hacker consegue entrar na rede e na informação mais “suculenta” e sensível da empresa, guardada no piso da administração.

O filme lembra que as impressoras são atualmente tão sofisticadas como os PCs e que os hackers podem roubar informação dos discos e ligar-se às redes empresariais, ou simplesmente usar informação sensível em documentos impressos que foram esquecidos nas bandejas das impressoras.
A HP tem vindo a trabalhar para limitar estes riscos e disponibiliza uma série de soluções de segurança com diferentes níveis dentro do HP Secure Printing Services, cobrindo as áreas de dados, documentos e equipamentos e garantindo a proteção completa às empresas.