A Symantec realiza hoje o Technology Day, o maior evento anual da empresa em Portugal, onde serão passados a clientes e parceiros as últimas novidades lançadas pela fabricante.



Para uma audiência de cerca de 200 pessoas, abriram a sessão três responsáveis da companhia, que frisaram a necessidade que se impõe às empresas para mudarem a sua abordagem ao tema da segurança e a forma como respondem às ameaças a este nível.



Ameaças cada vez mais sofisticadas, dirigidas a novos alvos (como o Stuxnet) e de rápida mutação exigem mudanças no desenho das soluções por parte dos fabricantes e novas abordagens na adopção pelas organizações.



Mas como frisou João Beato, country manager da empresa para Portugal, não é só a alteração do perfil das ameaças informáticas que deve preocupar as organizações. O responsável elege cinco grandes tendências. Para além desta já referida alteração no perfil das ameaças de segurança, aponta a virtualização, a mobilidade, o crescimento dos dados e a cloud como as grandes áreas que estão a fazer mexer o mercado da segurança, onde a Symantec se movimenta.



As mesmas áreas foram abordadas por Marco Riboli que frisou um crescimento acima de todas as previsões dos dados digitais, 62 por cento no ano passado, sublinhando que uma percentagem muito expressiva desta informação não está estruturada.



O vice-presidente da região mediterrânica da Symantec apontou igualmente para o crescimento de 4000 por cento na utilização de dados móveis, como um sinal claro de que a mobilidade tem de ser cada vez mais encarada como uma área onde as organizações devem investir forte em termos de segurança.



Acontece o mesmo com a virtualização, cada vez mais usada pelas empresas mas ainda com muito espaço para melhorar, em termos de optimização do uso da tecnologia. No que se refere à virtualização, as estimativas indicam que em 2014 quase três terços das vendas do mercado passam pela tecnologia.