Nos próximos dias os utilizadores das versões 6 e 7 do Internet Explorer serão "convidados" a actualizar o browser para a versão 8 através das actualizações automáticas. O processo é mais um passo no roll out do novo navegador de Internet que a Microsoft disponibilizou a 19 de Março, já em português.

A actualização vai estar disponível para utilizadores do Windows XP, Vista, Server 2003 e Server 2008, que receberão a notificação através do serviço de actualização de sistema.

O download não é forçado, mas opcional, pelo que os utilizadores podem optar por manter a mesma versão do IE que estão a utilizar, mantendo a possibilidade de mais tarde fazer o download directo na página do IE8 ou no Windows Update.

Na semana passada a actualização automática foi feita para todos os utilizadores que tinham instalado a Beta 2 ou a Release Candidate 1 do Internet Explorer 8 e ainda não tinham feito o update para a versão final.

No blog do Internet Explorer a equipa de desenvolvimento explica ainda que as empresas que usam o update automático e que não pretendem instalar já o IE8 podem usar o Blocker Tookit, disponibilizado gratuitamente em Janeiro e que não tem data de expiração. Este kit deve ser instalado até dia 20 de Abril.

A actualização para o IE8 vai ser disponibilizada no Windows Server Update Services (WSUS) e no Systems Management Server (SMS) em Julho como um Update Rollup e tem de haver uma aprovação para a instalação nas redes das empresas.