O Google Desktop 3 está pronto e apresenta novas funcionalidades como uma maior possibilidade de personalização da barra lateral, pesquisa em vários computadores ao mesmo tempo e o bloqueio da função de busca com uma password.



A Sidebar é uma barra flutuante constituída por vários módulos que apresenta notícias e outros tipo de informação que o utilizador aprecie, assim como a listagem dos últimos emails recebidos e entradas de agenda. Com a versão 3 do Google Desktop, os utilizadores poderão arrastar os módulos da Sidebar para qualquer parte do ecrã. É igualmente possível enviar links de notícias por correio electrónico, pelo Gmail Chat ou directamente para as Sidebar de outros utilizadores, recorrendo ao Google Talk.



A pesquisa avançada, as sugestões para buscas mal formuladas, a possibilidade de desactivar a indexação, de colocar a indexação num ficheiro zip e uma página de preferências melhorada estão igualmente entre o conjunto de funcionalidades ou melhorias apresentadas na nova versão do motor de pesquisa do Google para o desktop, ainda em beta.



Embora actualmente o Google Desktop esteja apenas disponível em inglês, responsáveis da empresa que gere o motor de busca, citados pela C|Net, anunciaram para o final do próximo mês de Março o seu lançamento em outras 16 línguas.



Notícias Relacionadas:

2005-08-22 - Google renova ferramenta de pesquisa no desktop

2005-03-07 - Serviço de pesquisa de desktop do Google avança hoje em versão definitiva

2004-10-14 - Google avança com motor de pesquisa para o desktop