A habitual Patch Tuesday, lançada ontem, ficou marcada pela negativa este mês. Enquanto a Microsoft lançava as actualizações e correcções para as falhas detectadas começaram a ser reportados diversos bugs do tipo zero-day no pacote de produtividade Office.
Por não estarem preparados quaisquer tipo de patchs de correcção para estas vulnerabilidades o risco de exploit das falhas é uma das maiores preocupações das empresas de segurança que reportaram o problema.
De acordo com o blog da McAfee Avert Labs, os bugs foram reportados ontem, em fóruns online, e assentam em erros de negação do serviço, que causam o crash da aplicação.
Para além do denial of service, uma das falhas permite ainda a execução de código arbitrário.
Na realidade este tipo de esquemas tem sido usado pelos cibercriminosos que aproveitam os dias próximos à Patch Tuesday, ou o próprio dia, para lançar ataques. Esta estratégia faz com que, por não existir solução imediata para as falhas, os atacantes tenham maior espaço de manobra para monitorizar computadores afectados até que o erro seja corrigido.
Notícias Relacionadas:
2007-04-09 - Patch Tuesday de Abril conta com cinco boletins de segurança
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários