A Adobe confirmou que no final deste ano, provavelmente logo após o fim do quarto trimestre, disponibiliza uma versão pública do seu Adobe Air (Adobe Integrated Runtime) para sistemas móveis equipados com Android.



A plataforma foi originalmente lançada em Fevereiro deste ano para dispositivos móveis e já evoluiu para novas versões, que lhe adicionaram algumas novidades.



De acordo com a empresa, a versão para Android - que será parte da actualização para a versão 2.5 - vai trazer para o sistema operativo móvel aplicações ricas que tiram partido das características de multitoque, de interacção gestual, do acelerómetro e da geolocalização, possível pelos atributos GPS dos equipamentos.



A tecnologia Adobe Air permite correr aplicações Web em flash sem recurso a um browser. A versão do produto que chegará aos utilizadores de smartphones com sistema operativo Android pode não correr em todos os equipamentos, alerta da Adobe.



Contudo, os equipamentos capazes de correr a versão 10.1 do Flash Player devem estar também preparados para receber o produto.



De acordo com informação disponibilizada pelo VentureBeat mais de 7 mil programadores já se inscreveram para trabalhar na versão para Android do Adobe Air.



A Adobe também pretende lançar, a partir da mesma altura, algumas aplicações no Android Market.