A Adobe apresenta hoje oficialmente a sua nova ferramenta de desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Applications), disponível em beta já há alguns meses, o Adobe Integrated Runtime (AIR).
A nova plataforma permite o desenvolvimento de aplicações e serviços na web, através de Flash, HTML, Flex e Ajax, bem como a integração das mesmas aplicações e serviços no desktop, sob a forma de uma aplicação multi-plataforma dedicada. As aplicações desktop criadas com o AIR possuem conectividade web independente da camada aplicacional do browser, diferindo dos modelos tipo Widget.
No lançamento a plataforma conta já com aplicações desktop, baseadas nas interações beta previamente lançadas, para serviços de empresas como a AOL, eBay, New York Times, Nickelodeon, entre outras.
As aplicações criadas com o AIR podem correr na maior parte dos sistemas operativos mais comuns, sobre a plataforma AIR, e têm um paradigma de utilização semelhante às restantes aplicações do sistema.
A Adobe utilizou também o AIR no desenvolvimento do Buzzword, o processador de texto online da empresa, bem como no Adobe Media Player, ainda em beta.
Notícias Relacionadas:
2007-10-02 - Adobe inicia distribuição de ferramentas de produtividade online
2007-04-26 - Adobe Flex terá versão open-source ainda este ano
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários