A Adobe apresenta hoje oficialmente a sua nova ferramenta de desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Applications), disponível em beta já há alguns meses, o Adobe Integrated Runtime (AIR).



A nova plataforma permite o desenvolvimento de aplicações e serviços na web, através de Flash, HTML, Flex e Ajax, bem como a integração das mesmas aplicações e serviços no desktop, sob a forma de uma aplicação multi-plataforma dedicada. As aplicações desktop criadas com o AIR possuem conectividade web independente da camada aplicacional do browser, diferindo dos modelos tipo Widget.



No lançamento a plataforma conta já com aplicações desktop, baseadas nas interações beta previamente lançadas, para serviços de empresas como a AOL, eBay, New York Times, Nickelodeon, entre outras.



As aplicações criadas com o AIR podem correr na maior parte dos sistemas operativos mais comuns, sobre a plataforma AIR, e têm um paradigma de utilização semelhante às restantes aplicações do sistema.



A Adobe utilizou também o AIR no desenvolvimento do Buzzword, o processador de texto online da empresa, bem como no Adobe Media Player, ainda em beta.



Notícias Relacionadas:

2007-10-02 - Adobe inicia distribuição de ferramentas de produtividade online

2007-04-26 - Adobe Flex terá versão open-source ainda este ano