A Adobe Systems vai entregar a especificação completa do formato PDF - Portable Document Format à indústria. A cedência do formato utilizado em todo o mundo vai ser feita em favor da Associação de Gestão de Conteúdos Empresariais que já gere as várias sub-categorias PDF normalizadas. A AIIM terá a responsabilidade de preparar o processo de normalização que posteriormente será avaliado pela Organização Mundial Standartização (ISO).



Já em 1993 a empresa tinha publicado a especificação completa do formato fomentando a sua utilização por serviços públicos e privados para a troca de largos volumes de informação.



Actualmente já são normas ISO os formatos PDF/A (for Archive) e o PDF/X (for Exchange) e seguem o mesmo caminho, já com propostas apresentadas o PDF/E (Engineering) e o PDF/UA (for Universal Access).



A AIIM, que administra e regulamenta as normas PDF já aprovadas ou em via de aprovação, está também a propor para Guião de Boas Práticas o PDF/H (for Healthcare).



"O anúncio de hoje era o passo lógico na evolução do PDF do standard de facto para um standard formalizado", considera Kevin Lynch, vice-presidente sénior da Adobe.



A empresa acredita que a gestão da especificação PDF por uma entidade externa será uma forma mais eficaz de assegurar a inovação constante do formato. O processo poderá demorar entre um a três anos.



A AIIM irá agora identificar áreas e soluções a propor para desenvolver um documento de rascunho que será apresentado ao grupo de trabalho do ISO que apreciará o pedido de aprovação do código como norma internacional.



Notícias Relacionadas:

2005-04-18 - Adobe compra Macromedia por 3,4 mil milhões de dólares