A Adobe lançou uma ferramenta que vai permitir levar para o iPhone e iPad os conteúdos de vídeo baseados em Flash, sem necessidade de recorrer a HTML5, avança a empresa no blog oficial.

A nova forma de contornar as limitações de suporte ao vídeo Flash dos dispositivos com iOS chama-se Adobe Flash Media Server 4.5 e é compatível com o formato HTTP Live Streaming (HLS), criado pela Apple para ser usado no QuickTime e no iOS.

O Media Server 4.5 deteta automaticamente quando um dispositivo não oferece suporte nativo para conteúdos Flash, convertendo os vídeos para o formato criado pela empresa da maçã - contornando a "resistência" ao Flash que tem sido manifestada pela companhia.

O software vem ajudar a fazer face à necessidade, por parte de quem produz conteúdos de vídeo para difusão através da Web, de uma solução que permitisse levar o vídeo Flash para os dispositivos móveis da Apple, sem recorrer a HTML5, defende o gestor de produto, Kevin Towes.

O AFMS 4.5 dota também os utilizadores de ferramentas para codificar e difundir conteúdos (tanto em dispositivos com suporte para Flash, como nas plataformas da Apple) através de HTTP. A solução foi apresentada oficialmente no arranque da conferência e exposição IBC, em Amsterdão, dedicada aos profissionais da indústria da difusão de média e entretenimento.

A Adobe disse que canais televisivos como a BBC têm estado a testar ativamente a difusão de vídeo Flash por HTTP em eventos como o torneio de ténis de Wimbledon, esperando que produtores de conteúdos como estes sejam pioneiros na utilização das ferramentas agora apresentadas.

A possibilidade de correr Flash nos dispositivos com o sistema operativo móvel da Apple já é assegurada por outras plataformas, como a aplicação Skyfire, que transforma os conteúdos baseados em Flash em formatos suportados pelo iPhone, mas esta solução nem sempre assegura os mesmos níveis de qualidade.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico