O Wetbrush vem da divisão Research da Adobe e baseia-se num software capaz de simular a nível digital o feedback exato que um pintor consegue ter quando passa um pincel sobre uma tela real, isto no momento em que está a criar uma pintura a óleo.     

E a empresa que desenvolveu o Photoshop (entre muitos outros programas…) deseja que essa experiência seja o mais realista possível, tendo assim solicitado a colaboração da Nvidia para tornar realidade o “ primeiro simulador de pintura em tempo real e em 3D”, diz esta fabricante de chipsets gráficos.

[caption][/caption]

No fundo, trata-se de um programa de computador (ou uma app, como lhe chamam os responsáveis pelo projeto) que permite a “artistas e ilustradores desenharem sobre superfícies 2D com tinta virtual 3D”, pois é capaz de simular – sobre um ecrã e com a ajuda de um estilete próprio – as pinceladas efetuadas aos níveis da espessura, velocidade, ângulo, intensidade e até viscosidade e textura da tinta, que neste caso é virtual.

Os criadores do projeto garantem que até o tempo que a tinta demora a secar é reproduzido com sucesso, tal como acontece com a mistura de cores, que acaba agora por ser muito mais rápida e simples, pois é simulada digitalmente.

A Adobe encetou o desenvolvimento do algoritmo principal em 2015 e a Nvidia entra agora no Wetbrush fornecendo placas gráficas topo de gama, pois trata-se de um projeto que “requer vastos recursos de computação”, diz. As simulações físicas da pintura são apoiadas por um sistema de aprendizagem baseado e acelerado por GPUs da fabricante.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.