O Wetbrush vem da divisão Research da Adobe e baseia-se num software capaz de simular a nível digital o feedback exato que um pintor consegue ter quando passa um pincel sobre uma tela real, isto no momento em que está a criar uma pintura a óleo.
E a empresa que desenvolveu o Photoshop (entre muitos outros programas…) deseja que essa experiência seja o mais realista possível, tendo assim solicitado a colaboração da Nvidia para tornar realidade o “ primeiro simulador de pintura em tempo real e em 3D”, diz esta fabricante de chipsets gráficos.
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No fundo, trata-se de um programa de computador (ou uma app, como lhe chamam os responsáveis pelo projeto) que permite a “artistas e ilustradores desenharem sobre superfícies 2D com tinta virtual 3D”, pois é capaz de simular – sobre um ecrã e com a ajuda de um estilete próprio – as pinceladas efetuadas aos níveis da espessura, velocidade, ângulo, intensidade e até viscosidade e textura da tinta, que neste caso é virtual.
Os criadores do projeto garantem que até o tempo que a tinta demora a secar é reproduzido com sucesso, tal como acontece com a mistura de cores, que acaba agora por ser muito mais rápida e simples, pois é simulada digitalmente.
A Adobe encetou o desenvolvimento do algoritmo principal em 2015 e a Nvidia entra agora no Wetbrush fornecendo placas gráficas topo de gama, pois trata-se de um projeto que “requer vastos recursos de computação”, diz. As simulações físicas da pintura são apoiadas por um sistema de aprendizagem baseado e acelerado por GPUs da fabricante.
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