A Adobe manifestou interesse em lançar o kit Flex (SDK) em versão open-source numa iniciativa que contará com o apoio de licenças públicas da Mozilla.



A medida é o reflexo de uma das estratégias da empresa que assenta no desenvolvimento de plataformas baseadas em software de código aberto. Neste caso, a opção da empresa vem dar continuidade ao movimento iniciado no ano passado, altura em que doou o Tamarin à Mozilla Foundation.



A disponibilização da versão open source do Flex deverá ocorrer em simultâneo com o lançamento da versão final do Flex 3, cujo nome de código é Moxie, prevista para o segundo semestre deste ano.


A empresa garante que a partir do Verão serão divulgadas versões preliminares da próxima linha de produtos Flex e que diariamente serão publicadas software builds do Flex SDK no site de downloads públicos com uma base de dados de bugs também pública.



De acordo com a Cnet, quando a versão final do produto for disponibilizada em Dezembro, a Adobe já espera ter a funcionar na integra o projecto open-source a que se propõe, anunciaram alguns directores da empresa.



A venda das componentes Flex Builder e do Flex Data Services continua a fazer parte da estratégia de negócios da companhia, asseguraram os mesmos responsáveis. Os criadores que não estão interessados em obter o Flex em versão open-source poderão adquirir o pacote licenciado, já que a Adobe afirma que distribuirá a plataforma nas duas versões.



O Adobe Flex foi lançado em 2004 e assenta num leque de ferramentas que suportam o desenvolvimento de rich Internet applications (RIA), suportadas em tecnologia Flash.



Nota de redacção: [2007-05.03 11:53] A notícia foi corrigida para incluir algumas precisões em relação à data de disponibilização da versão open source do Flex e nas referências à aplicação.



Notícias Relacionadas:

2007-01-29 - Adobe cede especificação completa do formato PDF

2006-11-07 - Normalização de linguagem script une Adobe e Mozilla