A feira National Association of Broadcasters, a decorrer em Las Vegas, já deu a conhecer algumas novidades das principais fabricantes de software. A Adobe Systems marcou presença e anunciou o lançamento de um programa de reprodução e gestão de vídeos que permite que o utilizador veja os conteúdos online ou offline.




O Adobe Video Player foi concebido com base em tecnologia flash, utilizada em diversas páginas de partilha de vídeos online, como o YouTube, o MySpace, Yahoo Videos e outros.




De acordo com a empresa, a aplicação estará disponível nos próximos meses e permitirá que os utilizadores descarreguem os vídeos para o computador e, a partir daí, para os seus telemóveis. Analistas citados pela Reuters, admitem que esta nova ferramenta permite que os responsáveis pelos conteúdos apresentados assegurem a distribuição de publicidade e o rateio da sua utilização.




A empresa assegura que o Adobe Video Player se destingue de outros reprodutores como o Windows Media Player, o Quicktime ou o RealPlayer que, apesar de serem compatíveis com vários dispositivos, não permitem a visualização do vídeo dpois de o utilizador desligar o acesso à Internet.




A cópia de conteúdos protegidos é uma das preocupações das estações televisivas e distribuidoras. No entanto, a Adobe concebeu este produto a pensar na tensão que se vive no mercado ao permitir que os consumidores possam ver e editar conteúdos sem violar os direitos de propriedade, enquanto que, os média, poderão controlar os seus produtos.




Os responsáveis da empresa afirmaram que tencionam distribuir o Adobe Video Player gratuitamente, empregando a mesma estratégia que utilizaram nos lançamentos do Adobe Flash e do Acrobat, no que diz respeito ao visionamento de vídeos e leitura de documentos, respectivamente.




Notícias Relacionadas:

2007-03-28 - Produtos da linha Creative Suite 3 da Adobe disponíveis este ano


2006-06-22 - Adobe e Google selam acordo para a distribuição conjunta de produtos na Internet