A Adobe apresentou ontem, na conferência internacional Adobe MAX, uma série de novidades que procuram assegurar uma maior integração entre a computação na nuvem e as soluções da marca. Na lista destacam-se as novas aplicações para produzir conteúdos em tablets (Adobe Touch Apps) e o lançamento da Adobe Creative Cloud, que servirá de agregador para aplicações, serviços e comunidade de partilha de ficheiros.

"A Adobe Creative Cloud tornara-se-á no centro de visualização, partilha e sincronização de ficheiros criados com a Adobe Creative Suite e com aplicações Adobe Touch, dispondo de 20GB de armazenamento em cloud", descreve a empresa, que coloca particular ênfase nas novas aplicações para criação de conteúdos em tablets.

As aplicações, disponíveis para iPad e dispositivos Android, têm como objetivo levar as ferramentas de criatividade aos milhões que já utilizam tablets, tirando partido de serviços baseados na nuvem para partilha de ficheiros, visualização em múltiplos dispositivos e transferência para as ferramentas de edição da marca (Adobe Creative Suite 5.5) para melhorá-los, explica-se num comunicado os meios de comunicação.

"A apresentação inicial da Adobe Creative Cloud está centrada no pacote de aplicações Adobe Touch, que reinventa o software criativo para a era da mobilidade e torna os dispositivos tablet parte integrante do processo criativo", defende a fabricante.

A iniciativa deverá depois evoluir para um serviço que integre o acesso às aplicações criativas e aos serviços principais da Adobe, devendo, no início de 2012, disponibilizar acesso ao portefólio de ferramentas de criatividade da marca e às seis aplicações para usar em ecrãs táteis. Entre estas estarão clássicos como o Photoshop, InDesign ou Dreamweaver, mas também ferramentas novas como o Adobe Edge e o Muse.

À data de início de comercialização deverão estar também acessíveis as funcionalidades destinadas a encorajar os criativos a partilharem os seus trabalhos e ideias e um fórum de discussão para profissionais da área.

Com o lançamento agendado para o início de 2012, a empresa promete avançar novidades sobre preços ainda no final de novembro.

Em novembro ficam também disponíveis as seis novas aplicações para tablets, cobrindo várias áreas do processo criativo: edição de imagem, concepção, rascunhos, mood boards, protótipos de sites Web e aplicações móveis, e apresentação do trabalho final. Serão compativeis tanto com a utilização do dedo como de estilete.

O preço de cada aplicação será de 9,99 euros, com acesso à funcionalidade de visualização, partilha e transferência para a Adobe Creative Cloud incluído.

Ainda com os tablets em vista, foi revelada a Digital Publishing Suite Single Edition, que permite a designers freelancers e pequenas empresas publicarem no iPad conteúdos interativos criados com o InDesign CS5.5, sem necessidade de mexerem em código. A "transformação" custa 395 euros por aplicação.

Novidade é ainda o acordo para aquisição da Nitobi Software. A empresa é responsável pela criação do Phone Gap, uma plataforma para criação simplificada de aplicações móveis para diversas plataformas, com HTML5 e Javascript. A Adobe pretende alargar o leque de soluções, disponibilizado aos programadores uma alternativa ao Flash com Adobe Air.

A empresa aproveitou ainda a ocasião para anunciar novas parcerias, com a LG e TiVo, para levar aplicações Adobe AIR a televisões e dispositivos domésticos ligados à Internet, e a disponibilidade do Flash Player 11 e do AIR3.

Confirmou também ter adquirido a Typekit Inc, que fornece fontes para utilização em sites Web, disponíveis como serviço na nuvem, acessível por subscrição.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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