A plataforma plain X, desenvolvida pela Priberam em colaboração com o grupo de media alemão Deutsche Welle, já está em funcionamento no aeroporto de Frankfurt. A tecnologia assenta na plataforma HLT (tecnologia de linguagem humana) e oferece legendagem para os boletins noticiosos nos cerca de 200 ecrãs disponibilizados na gare pela Deutsche Welle. Desde 2005 que a empresa tem uma parceria com o aeroporto para oferecer informação aos viajantes.

A Priberam diz que a empresa alemã produz programação em mais de 30 idiomas e o processo de legendagem, até agora, era realizado num processo totalmente manual. As legendas são fulcrais na oferta do serviço, uma vez que os monitores exibem imagens normalmente com o som desligado ou ininteligível devido ao ruído ambiente do aeroporto.

A tecnologia da empresa portuguesa garante a criação de legendas de forma semiautomática. A plataforma plain X tem diferentes aplicações, tais como a tradução e transcrição assistidas por inteligência artificial, à legendagem automática. Poderá ainda ser utilizada para a produção de voiceovers nos conteúdos, entre outras possibilidades, diz a empresa.

Veja na galeria imagens das legendas geradas pelo plain X

Para o aeroporto de Frankfurt, a plataforma usa scripts submetidos ao sistema, que depois são sincronizados com as streams de vídeo, de forma a criar automaticamente os ficheiros com as legendas, que são colocados em pastas predefinidas. No final do processo, a empresa envia os vídeos da programação completos e já com as legendas para os servidores do aeroporto, onde são exibidos. A Priberam afirma que o processo está totalmente automatizado.

É ainda referido que a plataforma plain X está preparada para transcrever notícias da Deutsche Welle em tempo real, mas foi decidido estabelecer um fluxo de trabalho com verificador de scripts intermédio, de forma a evitar eventuais erros e “assegurar resultados virtualmente perfeitos”, salienta a Priberam. A plataforma vai ser lançada em breve com um modelo Software as a Service, destinada a qualquer cenário de utilização em produções noticiosas.

Carlos Amaral, o CEO da Priberam, salienta o plain X como demonstração da empresa no seu know how no desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial aplicadas à linguagem, mas também a transição de um projeto de investigação para um produto comercial, adaptado a diferentes cenários de utilização.