Os smartphones podem estar prestes a integrar uma funcionalidade que muito deverá agradar aos utilizadores: uma espécie de airbag que protegerá o investimento dos seus proprietários. Apple e Amazon têm pedidos de patente nesse sentido.

No caso da Apple, o sistema será instalado entre o ecrã e o corpo do telefone. A proteção é acionada em caso de queda, situação que o acelerómetro incluído no dispositivo ajudará a identificar.

Como nota a fabricante da maçã no pedido de patente, emitido em Maio de 2010, vale a pena dar resposta a este tipo de problemas, já que os dispositivos mais finos e o recurso ao vidro aumentam a possibilidade de eventuais danos.

"No geral, quanto mais grosso, mais forte é o vidro. Infelizmente, contudo, nos terminais móveis a camada de vidro tende a ser relativamente fina, e por isso suscetível a danos em determinadas situações, como quando se deixa cair o aparelho, por exemplo", refere a Apple, citada pela Cnet.

[caption][/caption]

O pedido de patente da Amazon é mais antigo e pode ser encarado como mais um dado indicativo de que a gigante da Internet está realmente a preparar o lançamento de um smartphone, como anteveem os analistas do Citigroup.

A ideia da Amazon passa pelo desenvolvimento de um airbag que "explode" de forma semelhante aos instalados nos automóveis. A tecnologia incluiria ainda um sistema de reorientação para ajustar a posição do telefone em caso de queda, impedindo que as partes mais sensíveis sejam as primeiras a tocar no chão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico