A Alemanha acolhe entre os dias 6 e 8 de Setembro o primeiro congresso europeu dedicado às tecnologias RFID/EPC, organizado pelas organizações GS1 in Europe, da qual a GS1 Portugal-CODIPR faz parte.



Ao longo dos três dias vários especialistas da área e responsáveis de algumas das maiores empresas mundiais de logística, telecomunicações ou farmacêutica deslocam-se ao Centro de Congressos de Duesseldorf para dar a conhecer os mais recentes desenvolvimentos no sector, com o debate de temas como as perspectivas estratégias da RFID e EPC, a sua utilização na Europa e na América do Norte e o futuro destas novas tecnologias.



A identificação por Rádio Frequência será um tema abordado por Zygmut Mierdorf, do Metro Group e membro da direcção da EPCGlobal, por Kenneth Porad, da Boeing's e por Mohsen Moazami, vice-presidente da Cisco Systems que irão apresentar as vantagens da tecnologia no sector aeroespacial, certificar a segurança da sua utilização e revelar o impacto do RFID/EPC nas infra-estruturas das suas empresas.



Decorre em simultâneo uma exposição - aberta aos participantes - de mais de 25 soluções que vão desde o hardware aos serviços integrados, onde várias empresas irão demonstrar o funcionamento das soluções RFID.



Espera-se que a iniciativa atraia a visita de "mais de 700 visitantes, integradores, consultores e vendedores de tecnologia RFID/EPC", oriundos de mais de 40 países, refere o comunicado de imprensa.



RFID é a sigla para Radio-Frequency Identification, uma tecnologia de identificação automática através de sinais de rádio que recuperam e armazenam dados remotamente através de dispositivos denominados tags RFID.



O EPC, a outra temática da conferência, designa uma Electronic Product Code, "um número de série global único que identifica inequívoca e individualmente cada item, unidade de expedição, unidade logística ou activos, permitindo pesquisas sobre os seus movimentos ao longo da cadeia de valor".

Recorde-se que o RFID está a ser alvo de uma consulta pública por parte da Comissão Europeia que pretende definir linhas estratégicas da política comunitária para esta área, depois de recolhidos os resultados.

Notícias Relacionadas:

2006-07-03 - Consulta pública sobre RFID iniciada hoje pela Comissão Europeia

2005-06-21 - IBM apresenta novos serviços na área de tecnologia RFID