A Amazon passou ontem a oferecer aos seus clientes um serviço de aluguer gratuito de ebooks a que chamou Kindle Owners' Lending Library. Ao contrário de outras soluções, esta apenas se encontra disponível para quem possua um Kindle - ou Kindle Fire, logo que este seja lançado.

Outra das condições necessárias à utilização da nova biblioteca de aluguer de livros é ser subscritor do Amazon Prime, um programa que custa 79 dólares por ano e permite beneficiar de condições especiais e maior rapidez na entrega de artigos da loja, bem como acesso ilimitado a filmes e programas de TV em streaming.

Assim, o programa, passa também a compreender o aluguer gratuito de livros. Um por mês, pelo tempo que o utilizador quiser, sendo que quando pede um novo título, perde o acesso ao que até então tinha em seu poder.

No portefólio incluem-se, numa fase inicial, cerca de 5 mil títulos, de variados géneros, entre os quais se encontram, por exemplo, 100 bestsellers do New York Times, destaca a Amazon no comunicado de apresentação, realçando ainda que nenhuma loja de ebooks conta com um serviço do género.

Tal como acontece com outros livros para o Kindle, também nestes será possível destacar passagens, colocar notas e marcadores. As informações são guardas nos servidores da empresa e ficam disponíveis caso o utilizador decida, posteriormente, adquirir a obra ou voltar a alugá-la.

O serviço foi apresentado pela empresa nos EUA, não havendo ainda indicação se será disponibilizada uma oferta semelhante na Europa. O TeK contactou a Amazon no Reino Unido e está a aguardar uma resposta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico