O alargamento das plataformas de leitura de livros digitais continua na agenda da Amazon, sobretudo com a concorrência crescente ao seu leitor Kindle, depois do PC e do iPhone é agora a vez dos telemóveis BlackBerry se tornarem leitores de eBooks, mas só no mercado norte-americano.

A maior livraria online lançou hoje a aplicação Kindle for BlackBerry, que pode ser descarregada gratuitamente no site, depois de ter feito o mesmo para o iPhone há alguns meses atrás e também para o PC, mas não tem planos para oferecer o serviço fora dos Estados Unidos.

Os utilizadores de telemóveis da RIM ligados às redes da AT&T, Sprint, T-Mobile, Verizon e de outros operadores norte americanos podem ter acesso a mais de 420 mil livros no formato Kindle, incluindo os best sellers do New York Times, com preços a rondar os 9,99 dólares.

A Amazon dá conta também de que pretende em breve lançar uma aplicação Kindle para computadores Mac e para o novo iPad da Apple, que será lançado no próximo mês e que tem também uma aplicação dedicada para a leitura de livros digitais, o iBook.