Mantendo o crescimento da rede de locais de recepção de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), a Amb3E comunicou ter recebido e encaminhado para reciclagem mais de 20 mil toneladas de lixo. Os valores correspondem a apenas 64 por cento dos objectivos de recolha definidos, mas a entidade pretende atingir as 30 mil toneladas em 2008.

Fernando Lamy da Fontoura, Director-Geral da Amb3E, afirma que todas as categorias de materiais recolhidos registaram aumentos desde 2006 e defende que “para primeiro ano completo de actividade operacional, a comparação com os nossos parceiros europeus na mesma situação de evolução é francamente positiva”, justifica em comunicado.

Tendo iniciado a actividade em 2006 a Amb3E conta agora com centros de recolha no território continental e regiões autónomas, que pretende alargar ainda durante o ano de 2008, atingindo os 250 centros. As 30 mil toneladas de recolha definidas para 2008 permitem cumprir as metas definidas pela UE para a recolha de 4 Kg de lixo electrónico por habitante.

As campanhas de sensibilização para a necessidade de reciclar o lixo eléctrico e electrónico estão também a ter resultados positivos e em 2007 a campanha “Electro-Tocados”, iniciada em Setembro, chegou a 193 mil lares em todo o País, ultrapassando os objectivos iniciais. A Amb3E vai agora alargar a iniciativa querendo tocar mais de 400 mil lares.

Notícias Relacionadas:

2007-09-04 - Recolha de lixo eléctrico e electrónico mantém-se abaixo das metas europeias