A AMD lançou hoje um novo processador endereçado ao mercado de electrónica de consumo e aos gadgets. O Geode LX800 foi desenhado a pensar em pequenos computadores, set-top-boxes ou televisões de alta definição, define a empresa em comunicado. O baixo consumo energético foi uma das prioridades da principal concorrente da Intel no fabrico do novo modelo que apresenta um consumo de 0,9 watts para uma capacidade de 533 MHz.




Desenhado com base na arquitectura x86, o Geode garante a compatibilidade com a generalidade do software desenhado para ambientes desktop como o Windows XP ou ligações USB 2.0, garante ainda a AMD. O novo modelo não é o primeiro fabricado pela empresa que já avançara com a linha Geode NX na Ásia, que é usado no Personal Internet Communicator da Samsung.




No segmento, a AMD enfrenta a habitual concorrência da Intel, cujo principal negócio nesta área resulta de um acordo com a Microsoft para a área de set-top-boxes. A par com a tradicional concorrência a AMD terá de disputar lugar com empresas como a Texas Instruments, há vários anos focalizadas no segmento da electrónica de consumo.




A aposta da AMD neste segmento de entrada é uma tentativa para chegar a novas franjas do mercado, menos lucrativas que as áreas de servidores e desktop mas também menos dispendiosas em termos de custos de produção. O novo processador vai ser testado por 17 fabricantes, cita a imprensa internacional.




Notícias Relacionadas:

2004-10-29 - AMD apresenta PC Internet de baixo custo para mercados emergentes