A AMD desenvolveu um sistema integrado por hardware e software básico, que permitirá colocar nos mercados emergentes computadores a 249 dólares, com monitor incluído e a 185 dólares, sem tal periférico.



O Personal Internet Communicator, ou PIC, denominação escolhida para o dispositivo incluirá um processador AMD Geode X 86, 128 MB de RAM fabricada pela Samsung e um disco duro Seagate de 10 Gb. O seu baixo consumo dispensa a inclusão de um ventilador de refrigeração.



Um outro factor que contribui para o reduzido preço da nova proposta da AMD passa pela escolha do sistema operativo que, neste caso, recaiu na versão light do Windows, o Windows CE, criada para PDAs, consolas de jogos e outros dispositivos.



Com o lançamento do PIC, a AMD pretende assinalar a sua estratégia de proporcionar acesso à Internet a 50 por cento da população em 2015.



Os PIC serão vendidos pela fabricante a operadores de telecomunicações de países emergentes, que por sua vez os venderão aos consumidores ou cobrirão o seu custo com as tarifas de ligação à Internet em banda larga. A AMD diz em comunicado que já tem contratos assinados com a indiana VSNL, com a caribenha Cable and Wireless e com a CRC, do México.



Notícias Relacionadas:

2003-12-10 - Cimeira Mundial da Sociedade Informação discute fosso digital sem autorizar fundos especiais

2003-08-08 - Lindows reforça gama de PCs de baixo custo com o lançamento de novos equipamentos

2003-08-01 - Gateway aposta em nova gama de desktops de baixo custo