A AMD acaba de lançar dois novos processadores móveis topo de gama, os Athlon XP 2000+ e 1900+. Embora a fabricante de semicondutores tenha o hábito de ocultar a velocidade de relógio dos seus chips, pode-se no entanto adiantar que ambos os processadores irão funcionar a uma velocidade inferior a 2 GHz e 1,9 GHz, respectivamente.



De acordo com a AMD, a velocidade de relógio já não é um bom indicador do desempenho dos processadores informáticos, dado que na sua opinião, o rapídissimo Pentium 4 foi concebido de uma forma muito ineficiente.



Em termos de preços, os novos chips da AMD irão custar 345 e 239 dólares (351,25 e 243,33 euros), respectivamente, em quantidades de mil unidades. O processador mais rápido para computadores portáteis da Intel, que funciona a 2,2 GHz e foi lançado na semana passada, custa 562 dólares (572,18 euros).



Tal como os outros modelos da mesma linha, os processadores AMD Athlon XP móvel íncorpora ainda uma arquitectura QuantiSpeed, que oferece um desempenho melhorado para o sistema operativo Windowa XP da Microsoft e suporte para a tecnologia 3DNow! da companhia norte-americana que permite obter ganhos de qualidade nas funcionalidades multimédia, bem como para a tecnologia PowerNow!, destinada a aumentar o tempo de duração da bateria.



Os processadores agora lançados também são compatíveis com a infra-estrutura Socket A da AMD e contêm espaço para adicionar opcionalmente um bus de 266 MHz para permitir um melhor desempenho. O processo de fabrico usado na sua produção consistiu no de 0,13 microns.



O preço dos chips da AMD é indicado para as principais fabricantes de PCs, especialmente as que possuem linhas de comércio a retalho. A Hewlett-Packard e a Fujitsu Siemens já começaram a disponibilizar notebooks equipados com os novos Atlon XP móveis. Ao mesmo tempo, a Packard-Bell, divisão de produtos para consumidores da japonesa NEC prepara-se para vender computadores portáteis com os mais recentes chips da AMD a partir do final do ano.


Notícias Relacionadas:

2002-07-17 - Novo processador da AMD para portáteis funciona a 1,53 GHz

2002-01-29 - Novo processador para portáteis da AMD chama-se Athlon 4 1500+ e funciona a 1,3 GHz

2001-08-21 - AMD aumenta velocidade de processadores Athlon e Duron para portáteis

2001-05-14 - AMD lança Athlon 4 para portáteis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.