A AMD anunciou a disponibilização do seu primeiro dual core para notebooks, cerca de um ano depois de ter avançado para a tecnologia de núcleo duplo para os segmentos de servidor e desktop. O novo Turion 64 X2 tem capacidade para correr sistemas operativos e software de 64bits, usado por exemplo no novo Windows Vista.



Em termos de performance e frequências o novo Turion é semelhante ao Intel Core Duo. No que respeita a diferenças destaca-se o facto do Turion, tal como os restantes processadores de núcleo duplo da AMD, integrar um controlador de memória e memória cache dedicada para cada um dos núcleos.



As duas linhas distinguem-se ainda ao nível dos consumos energéticos, com ligeira vantagem para a Intel durante o período de funcionamento dos equipamentos e um trunfo a favor da AMD que consegue poupanças maiores nos momentos em que o processador está em pausa entre períodos de trabalho, detalha a C|Net.



Outra das diferenças é o suporte para 64 bits que o Turion garante - como aliás já fazia na versão anterior - e a primeira geração de processadores de núcleo duplo da Intel não, questão que será ultrapassada com a linha Intel Core 2 Duo, já anunciada e com comercialização prevista para Agosto deste ano.



O lançamento da nova linha dual core da AMD é visto como mais um passo na estratégia de competição com a Intel, que avançou com os dual core para o segmento de notebooks há vários meses, estratégia que acompanha com fortes investimentos em marketing a promoverem essa aposta.



De acordo com a AMD, fabricantes como a HP, Gateway ou Acer já estão a preparar modelos suportados nos novos processadores que deverão estar disponíveis para comercialização dentro de algumas semanas.



Notícias Relacionadas:

2006-05-08 - Novos dual core da Intel vão designar-se Intel Core 2 Duo

2005-04-12 - Intel coloca primeiros dual core nas mãos dos fabricantes


2005-03-10 - Arquitectura de 64 bits da AMD chega aos portáteis