Após diversos adiamentos, a AMD apresentou ontem finalmente o seu processador de 64 bits para computadores pessoais. O novo Athlon 64 é dirigido aos utilizadores entusiastas da informática, jogadores intensivos e produtores de conteúdos digitais e já recebeu o apoio de diversos fabricantes e também da Microsoft que apresentou uma versão beta do sistema operativo Windows XP especialmente adaptada a este processador.



Tal como esperado, a AMD preparou diversas versões do novo processador, desenhadas para computadores de secretária, portáteis e ainda a versão Athlon 64 FX, com mais memória cache e um interface de memória de 128 bits. Depois de ter avançado no mercado de servidores de 64 bits com o processador Opteron, este lançamento detalha a investida da AMD no mercado da computação pessoal, onde conta com fortes apoios.



Recorde-se que a AMD lançou o seu primeiro processador de arquitectura de 64 bits em Abril, o Opteron, sendo os Athlon 64 a primeira linha de chips para o mercado de desktops e notebooks baseados nesta arquitectura. A empresa garante ainda que está assegurada a compatibilidade com a arquitectura x86, permitindo a manutenção de software de 32 bits enquanto os clientes não decidirem evoluir para aplicações a 64 bits.



De acordo com o comunicado à imprensa, mais de 60 fabricantes e integradores de sistemas estão a considerar a integração dos processadores Athlon 64 FX e Athlon 64 nos seus computadores pessoais e portáteis ainda este ano, sendo que o chip está desde já disponível a um preço equivalente ao dos processadores Intel de 32 bits.



Do lado do software a AMD conta com a Microsoft que anunciou também ontem a versão beta do Windows XP 64-Bit Edition, reforçando o seu empenho em disponibilizar sistemas operativos para desktop de 64 bits. O lançamento da versão definitiva deste Windows XP está previsto para o primeiro semestre de 2004.

Notícias Relacionadas:

2003-04-22 - AMD chega aos 64 bits com novo processador Opteron

2002-09-13 - AMD adia por três meses lançamento de microprocessador de 64 bits