A AMD anunciou hoje os detalhes dos seus primeiros processadores de quatro núcleos. Seis meses depois do previsto e nove meses depois da concorrente Intel o ter feito, a AMD avança com a renovada linha Opteron onde deposita - tal como o mercado - fortes esperanças de negócio.



Os primeiros processadores da nova linha a chegarem ao mercado vão correr a 1,9 e 2 GHz na categoria standard e a 1,9, 1,8 e 1,7 GHz na categoria desenhada para permitir uma maior eficiência energética. Ficam para já por cumprir as expectativas de melhor performance do mercado criadas pela empresa no meses que antecederam o lançamento do Barcelona, nome de código por que ficou conhecida a nova linha.



Contudo, a AMD promete para o último trimestre do ano uma versão de alta performance dos novos chips com uma velocidade de relógio de 2,3 GHz, ainda assim inferior aos 3 GHz demonstrados há dois meses aos analistas e com eco na imprensa.



O atraso da AMD no lançamento de processadores com quatro núcleos de processamento deve-se ao método de fabrico escolhido pela empresa, mais complexo que o da concorrente Intel e que acabou por não só atrasar o lançamento, como obrigar a fortes descontos no preço dos processadores de geração anterior para manter a competitividade.



ATI torna-se alternativa para Linux



Nas próximas semanas a AMD também planeia o lançamento de novas versões das placas gráficas da recém adquirida ATI para Linux. Os novos modelos 2D e 3D vão tornar-se compatíveis com a utilização do sistema operativo Linux, anunciou a empresa na semana passada.



O primeiro lançamento nesta nova estratégia tem lugar com a comercialização do chipset ATI Radeon HT2000 e Radeon X1000, que já vão estar disponíveis para Linux, com a respectiva documento técnica para programadores, uma vez que as drives são de código fechado.



O maior esforço na área do Linux é explica pela empresa com o crescimento desta alternativa de software. Será também relevante o facto da concorrente NVidia dominar esta área de mercado por falta de alternativas da ATI.





Notícias Relacionadas:

2007-09-06 - Intel avança com processadores de quatro núcleos para servidores topo de gama

2007-06-08 - Atraso no lançamento de quad-core pode potenciar maus resultados da AMD