A Advanced Micro Devices vai colocar no mercado microprocessadores com 8 e 12 núcleos, destinados ao mercado empresarial.

Os chips integram a gama Opteron 6000 e destinam-se a servidores, refere John Fruehe, director de marketing de produto, no blog da AMD.

Hewlett-Packard e Dell são algumas das fabricantes que deverão anunciar sistemas que integrarão os novos processadores multi-core, segundo a CNet.

A publicação refere que os chips com 12 núcleos da série AMD 6100 com velocidade-relógio de 2,3 GHz custam 1.386 dólares, enquanto os microprocessadores com oito núcleos e 2,4 GHz de velocidade-relógio custam 744 dólares.

Além das propostas da AMD, a gama de produtos multi-core deverá conhecer novos protagonistas em breve. Depois de ter apresentado chips de seis núcleos no início do mês, a Intel prepara o lançamento de produtos de oito núcleos.

Os microprocessadores com seis e mais cores destinam-se a servidores de gama alta que necessitam de processar quantidades elevadas de informação em paralelo. Teoricamente, quantos mais núcleos, mais rápido o processamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.