Marty Seyer, vice-presidente da AMD, revelou que a companhia está a trabalhar para controlar 40 por cento do mercado de servidores nos próximos três anos.



"Não há razões que impeçam a AMD de chegar a esta meta", referiu o responsável. De acordo com as previsões da AMD o mercado de servidores venderá em 2010 11,8 milhões de unidades, num crescimento anual de 11,8 por cento onde a segunda fabricante mundial de processadores pretende ter uma palavra a dizer.



Marty Seyer diz ainda que está nos planos da companhia, já em 2008, captar um terço do mercado mundial de processadores, contra os actuais 20 por cento detidos.



Para atingir os seus objectivos a AMD firmou nos últimos tempos alguns acordos importantes. Nomeadamente com a IBM, a Lenovo e a Dell que abandona a exclusividade com a líder Intel. No caso da IBM a parceria limita-se ao mercado de servidores. Já no que se refere à Dell é mais ampla.



Ainda esta semana a fabricante de PCs líder mundial anunciou que em Setembro vai avançar com os primeiros desktop suportados em processadores AMD da linha Dimension. Na mesma altura a fabricante planeia também introduzir no mercado um servidor multiprocessador suportado no novo Opteron da AMD.



Em comunicado a Dell explicava recentemente que os clientes querem uma certa combinação de preço e performance que com a Intel não é possível oferecer.



A parceria com a Dell será certamente importante para que as projecções da AMD se concretizem, mas é preciso lembrar que as vendas da fabricante na área de servidores, onde esta parceria assume principal relevância, representam apenas 9 por cento do seu negócio contra os 35 por cento do mercado desktop e os 26 por cento do segmento de laptops.


Notícias Relacionadas:

2006-08-16 - Risco de explosão leva Dell a retirar 4,1 milhões de baterias do mercado