A AMD lançou mais um processaor móvel da linha Athlon 64, com a designação 3700+, que se destina a equipamentos do tipo desktop replacement. Tal como outros chips da mesma linha, o novo processador tira partido do Service Pack 2 para o Windows XP de forma a alargar a protecção anti-vírus.



O novo processador junta-se ao 3400+, 3200+ e 3000+, igualmente destinados ao mercado de portáteis de maior dimensão, que já estão no mercado. Em comum partilham a tecnologia AMD64, lançada em 2003, que permite tirar partido de ambientes de aplicações de 64 bits, suportando em simultâneo os de 32 bits.



Como já é habitual, a AMD não discrimina a velocidade de processamento do Athlon 64 3700+, mas esta deverá ser superior aos 2,2 GHz garantidos pelo Athlon 64 3400+, provavelmente contendo a mesma memória de cache L2 de 1 MB. A HP e a VoodooPC estão entre os primeiros fabricantes a disponibilizar portáteis com o novo Athlon 64 3700+, o que no caso da HP acontece no HP Pavilion zv5000z e Compaq Presario R3000Z.



Entre as vantagens do processador destacadas pelos dois fabricantes destaca-se o Enhanced Virus Protection, uma tecnologia que utilizada em conjunto com o recém lançado SP2 para Windows XP deverá garantir aos utilizadores uma protecção mais efectiva contra os múltiplos ataques de vírus.



Também esta semana a AMD comunicou ter conseguido uma transição efectiva para o processo de fabrico em 90 nanómetros das suas linhas de processadores, cumprindo as suas previsões. De acordo com informação em comunicado, esta mudança garante vantagens operacionais e melhor capacidade de produção.



Ainda este ano a empresa conta poder fornecer ao mercado processadores Athlon 64 para desktops fabricados com tecnologia de 90 nanómetros, seguindo-se os modelos da lina Opteron.

Notícias Relacionadas:

2004-06-15 - AMD avança com processadores dual core de 64 bits no próximo ano

2004-05-06 - AMD combina arquitectura de 32 e 64 bits em dois novos modelos Athlon

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.