Quando comparada com a PlaySation 3, da Sony, e a Wii, da Nintendo, a consola para entretenimento doméstico da Microsoft apresenta-se como a menos fiável, segundo a SquareTrade - empresa que fornece garantia a este tipo de produtos nos EUA.


De acordo com esta fonte, que analisou o índice de defeitos de 16 mil aparelhos cobertos pela garantia, a Wii é nove vezes mais fiável que a Xbox 360 e quatro vezes mais que a PS3.


O estudo da SquareTrade revela que apenas 2,7 por cento dos clientes que optam pela Wii relataram problemas com os seus equipamentos durante os dois primeiros anos de utilização. A percentagem sobe para os 10 por cento entre os utilizadores da PS3 e chega aos 23,7 por cento para os proprietários de Xbox 360.


As falhas que mais comprometeram o desempenho da consola da Microsoft foram os chamados "anéis vermelhos da morte" (RROD), no entanto a SquareTrade verificou um decréscimo no número de problemas deste género registados no último ano.


Outra das conclusões a retirar da análise é a predominância da Xbox 360 no que concerne a horas de utilização efectiva. A consola da Microsoft mostrou ser a mais utilizada: quem tem uma Xbox joga em média 19,85 horas por mês.


A PS3 vem em segundo lugar na lista, com uma média mensal de utilização na ordem das 17,55 horas. Os proprietários de Wii parecem mais comedidos e, em média, não vão além das 8,6 horas de jogo por mês.




Nota de Redacção: Foi corrigida uma gralha.