A Google começou a preparar os programadores para o lançamento da próxima versão do seu sistema operativo móvel, o Android Ice Cream Sandwich, dando início às especulações sobre quão próxima estará a data de lançamento do SO.

A necessidade de avisar aqueles que desenvolvem aplicações para o sistema operativo da Google prende-se com o facto de, na sua próxima versão, se apostar numa plataforma única para smartphones e tablets, o que implicará a compatibilização das apps com os vários tamanhos de ecrãs.

Outubro e Novembro são os dois meses apontados por prováveis, depois de a empresa ter confirmado, no blog oficial para programadores, que está a ultimar a disponibilização de um Kit de Desenvolvimento (SDK) que permita aos profissionais adaptarem à nova versão as aplicações que já criaram para Honeycomb.

O Kit permitirá também aos programadores integrarem aplicações na Action Bar, que atualmente pode ser encontrada apenas nos dispositivos com o Android Honeycomb.

Algumas das aplicações para Honeycomb foram criadas partindo do princípio que apenas correriam em dispositivos com ecrãs grandes, o que se reflete no seu design. Esta presunção está de acordo com a realidade atual, mas deixará de ser verdade com a chegada do Ice Cream Sandwich, porque as aplicações para Android passarão a ser todas compatíveis, escreveu um dos responsáveis pela manutenção do blog.

"Ainda não lançámos o SDK para o ICS, mas podem começar a preparar-se para adaptar as vossas aplicações concebidas para Honeycomb pensando em como elas devem funcionar em ecrãs mais pequenos", disse aos programadores.

O alerta sugere que estará para breve o lançamento do novo sistema operativo, cuja existência foi confirmada pela empresa no Mobile World Congress.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico