A Google começou a preparar os programadores para o lançamento da próxima versão do seu sistema operativo móvel, o Android Ice Cream Sandwich, dando início às especulações sobre quão próxima estará a data de lançamento do SO.

A necessidade de avisar aqueles que desenvolvem aplicações para o sistema operativo da Google prende-se com o facto de, na sua próxima versão, se apostar numa plataforma única para smartphones e tablets, o que implicará a compatibilização das apps com os vários tamanhos de ecrãs.

Outubro e Novembro são os dois meses apontados por prováveis, depois de a empresa ter confirmado, no blog oficial para programadores, que está a ultimar a disponibilização de um Kit de Desenvolvimento (SDK) que permita aos profissionais adaptarem à nova versão as aplicações que já criaram para Honeycomb.

O Kit permitirá também aos programadores integrarem aplicações na Action Bar, que atualmente pode ser encontrada apenas nos dispositivos com o Android Honeycomb.

Algumas das aplicações para Honeycomb foram criadas partindo do princípio que apenas correriam em dispositivos com ecrãs grandes, o que se reflete no seu design. Esta presunção está de acordo com a realidade atual, mas deixará de ser verdade com a chegada do Ice Cream Sandwich, porque as aplicações para Android passarão a ser todas compatíveis, escreveu um dos responsáveis pela manutenção do blog.

"Ainda não lançámos o SDK para o ICS, mas podem começar a preparar-se para adaptar as vossas aplicações concebidas para Honeycomb pensando em como elas devem funcionar em ecrãs mais pequenos", disse aos programadores.

O alerta sugere que estará para breve o lançamento do novo sistema operativo, cuja existência foi confirmada pela empresa no Mobile World Congress.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.