Os utilizadores do Android Market já têm à sua disposição mais aplicações gratuitas que aqueles que acedem à App Store da Apple, revelam as últimas estatísticas da Distimo, que monitoriza o número de aplicações disponíveis para este tipo de plataformas.

De acordo com os últimos números avançados (com base em conteúdos disponíveis nos EUA), existiam, no final de Março, 134.342 aplicações para download gratuito na loja oficial de software para o sistema operativo móvel da Google. Na loja de soluções para iPhone e iPad o número registado é de 121.845.

A tendência inverte-se no que respeita a soluções a pagar pelo utilizador, onde as disponíveis para Android correspondem a cerca de um terço das que podem ser compradas por utilizadores de dispositivos da Apple.

Entre aplicações pagas e gratuitas, o Android Market contava com 206.143 aplicações disponíveis e a App Store registava 333.214.

Os analistas estimam no entanto que, dentro de cinco meses, e a manter-se o actual ritmo de crescimento, o Android Market será a maior loja de aplicações para smartphones, destronando a veterana App Store da Apple, que será relegada para a segunda posição do ranking.

Windows Phone Marketplace, Blackberry App World e Nokia Ovi Store ocupam, respectivamente, terceira, quarta e quinta posições da lista organizada de acordo com o número de aplicações disponíveis para download.

Entre as projecções dos especialistas, merece destaque a loja de aplicações para o Windows Phone 7, que deverá ultrapassar a BlackBerry App World e a Ovi Store ainda antes de completar um ano de existência.

A loja da Microsoft foi a segunda no ranking das que mais cresceram em Março, uma tabela liderada pela Mac App Store. Os restantes lugares pertencem, por ordem decrescente, à BlackBerry App World, Android Market, App Store para iPad, Ovi Store, Palm App Catalog e App Store para iPhone.