A AOC anunciou o novo monitor para a sua linha gaming e tem como objetivo começar a democratizar o acesso à tecnologia MiniLED, numa proposta mais acessível. O AOC GAMING Q27G3XMN/BK é um monitor com 27 polegadas, suportando tecnologia MiniLED para uma experiência DR de alto desempenho e com cores mais detalhadas e brilhantes, segundo a marca.

O ecrã tem uma resolução de 2560x1440, num painel Fast VA, com tecnologia de retroiluminação MiniLED, com suporte de 336 zonas de escurecimento. O monitor tem certificação VESA DisplayHDR 1000, oferecendo dessa forma pretos mais profundos e focos de luz mais brilhantes no mesmo frame. Tem profundidade de cor de 10 bits, somando 1,07 mil milhões de tonalidades, assim como suporte à gama de cores compatível 95% DCI-P3.

Veja na galeria imagens do monitor:

Para jogadores mais exigentes, sobretudo ao nível de eSports, o AOC GAMING Q27G3XMN/BK apresenta uma taxa de atualização de 180 Hz e tempos de resposta até 1 ms GtG. A AOC explica que em definições mais elevadas, em jogos com ritmos mais acelerados o efeito de ghosting diminui. Além disso, a tecnologia Adaptive-Sync permite utilizar uma taxa de atualização variável, eliminando o tearing stuttering.

A fabricante diz que a sua solução de retroiluminação com escurecimento local de matriz completa (FALD) melhora a experiência HDR, escurecendo algumas partes do ecrã para ficarem completamente pretas, mas outras com um brilho mais elevado. Nesse sentido, a AOC afirma que as melhores experiências não se cingem ao desempenho, no facto de ter imagens mais rápidos e melhor resposta. Mas também na oferta de uma experiência imersiva e confortável para os jogadores que desejem participar numa aventura, por exemplo.

A nível de design, o modelo apresenta um suporte ergonómico com ajustes de altura, inclinação, rotação e pivot, de forma a ser colocado na posição mais confortável pelos jogadores. Ainda no que diz respeito ao conforto, o modelo tem tecnologia Flicker-Free, assim como o modo Low Blue para diminuir as luzes nocivas projetadas nos olhos do utilizador. O modo Shadow Control permite ajustar os níveis de sombra e realces, ajudando a ver elementos que estejam escondidos nos cantos escuros do cenário.

O monitor chega ao mercado ainda durante novembro por um preço de 399 euros.