A America Online (AOL) anunciou ontem que vai autonomizar o seu departamento de desenvolvimento Mozilla criando uma fundação independente, noticiou o site InternetWeek. Para financiar a referida fundação a AOL vai entrar com 2 milhões de dólares e Mitch Kapor, o criador da aplicação Lotus 1-2-3, com outros 300 mil.



Mitchell Baker, o homem forte da Mozilla.org, a unidade da AOL que até aqui tinha sido responsável pelo desenvolvimento dessa aplicação, será o presidente da nova fundação, enquanto Kapor ocupará o lugar de chairman.


A Fundação Mozilla irá continuar a desenvolver o Mozilla com trabalhadores a tempo inteiro e voluntários da causa open-source, promovendo a distribuição e adopção dessas aplicações. Segundo um comunicado de Mitchell Baker e Brendan Eich, um dos directores da nova fundação, a mesma visa "reunir fundos para garantir a sobrevivência do Mozilla a longo prazo", segundo citou a mesma fonte.



Ainda segundo declarações dos mesmos, "tivemos, desde que o projecto foi fundado, objectivo de vir a ter uma existência legal em separado". A criação da Fundação Mozilla como uma entidade legal independente irá tornar mais fácil às empresas interessadas doar dinheiro e outro tipo de recursos ao desenvolvimento da aplicação Modzilla.



O Mozilla é uma versão open-source do browser Netscape, que a AOL comprou em 1998 com a aquisição da empresa da qual acaba de despedir 50 funcionários. A versão corrente do Mozilla, a 1.4, é ao mesmo tempo um browser (que inclui client mail) e uma plataforma de desenvolvimento para clientes em aplicações de Internet.



Notícias Relacionadas:

2003-07-17 - AOL dispensa 10% de funcionários da Netscape Communications

2003-04-04 - Mozilla substituído por Phoenix e Thunderbird


2002-09-25 - Projecto Mozilla revela novo browser mais rápido