A America Online desistiu de apoiar o protocolo Sender ID desenvolvido pela Microsoft, que assim se vê privada de um dos seus mais importantes aliados nesta proposta de tecnologia de autenticação de email.



Na base da decisão, está, segundo o alegado pela AOL, a opinião da Internet Engineering Task Force (IETF), dada a conhecer há poucos dias, e o fraco apoio conseguido entre a comunidade open-source, que mostrou reservas relativamente ao sistema de licenciamento da tecnologia e quanto à existência futura de problemas de compatibilidade entre os direitos de propriedade intelectual da gigante do software e os protocolos de licenciamento livre (ver Notícias Relacionadas).



A AOL mostrou-se igualmente preocupada com o efeito que a junção entre a componente Caller ID da Microsoft com o existente Sender Policy Framework (SPF) - da qual resultou a denominação Sender ID para a proposta de especificação avançada em Maio passado pela gigante do software - poderia ter na tecnologia de verificação de email que utiliza correntemente.



Numa mensagem de correio electrónico endereçada à TechWeb, um porta- voz da America Online explicou os motivos da decisão e acrescentou que apenas a componente SPF continuará a merecer o apoio da empresa, que a usa desde Dezembro de 2003. "A AOL tem sérias dúvidas técnicas de que a Sender ID seja completamente compatível com a especificação SPF, o resultado das recentes alterações ao protocolo e uma mudança drástica face àquilo que foi inicialmente pensado para o projecto", podia ler-se no email.



A gigante da Internet deu ainda a saber que pretende testar soluções criptográficas, como o DomainKeys, como um protocolo de longo termo que possa funcionar a par do SPF. O DomainKeys é um protocolo de autenticação desenvolvido pela Yahoo visto pela maior parte dos analistas como concorrente do Caller ID, primeiro, e depois do redenominado Sender ID.



Ao que indica a imprensa internacional, a Microsoft optou por desdramatizar a situação. "A AOL não abandonou completamente a proposta, uma vez que vai continuar a publicar um registo Sender ID no correio outbound", prefere deduzir a empresa de Bill Gates. Apesar dos reveses, a Microsoft diz continuar a estar "absolutamente comprometida" com o Sender ID. "Podemos [Microsoft e AOL] diferir quanto à forma como vamos verificar o email, mas estamos ambas empenhadas a fazê-lo".



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