
Uma nova versão do OpenOffice deverá ser apresentada ainda no primeiro trimestre de 2012, revelou a Apache Software Foundation, que desde junho é responsável pelo projeto de código aberto.
O lançamento da versão 3.4 da suite de produtividade será especialmente dirigido aos programadores, destinando-se a assegurar que todo o código está de acordo com as condições de licenciamento da Apache, explicou o mentor do projeto, Ross Gardler, ao Register.
Segundo o site especializado, os responsáveis pretendem remover o código de terceiros que seja incompatível com a licença da Fundação e assegurar que desenvolvimento posterior é feito nos termos da mesma.
Posteriormente serão apresentadas novidades que visam melhorar a experiência de utilização do software por parte do utilizador final, como sejam alterações ao nível dos gráficos, exemplificou Ross Gardler.
Os trabalhos no código destinados a melhorar a experiência de utilização devem começar logo que estejam resolvidas as questões relacionadas com o licenciamento, estando prometida uma atualização com novas funcionalidades para "tão breve quanto possível".
O código fonte da suite de produtividade - composta por programas para edição de texto, folhas de cálculo, apresentações, desenho, editor de equações e base de dados - foi "submetido" à Apache Software Foundation a 1 de junho, pela Oracle, que assim abandonava o projeto herdado com a compra da Sun. Entretanto integrado na Fundação, o projeto agora oficialmente designado como Apache OpenOffice.org, encontra-se atualmente classificado como em fase de "encubação".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários